O que faz um assessor de imprensa?

foto_redacao_MaristelaCaretta_0007

Um dos assuntos que deram origem a esse blog foi o início da minha faculdade de jornalismo. Queria registrar e compartilhar cada detalhe deste sonho, porém percebi que andei não fazendo muito isso.

Hoje o tema é: assessoria de imprensa. É a área com a qual estou trabalhando atualmente, e que em geral muita gente não conhece ou não entende muito bem. Por isso decidi tirar algumas dúvidas e relatar o dia a dia de trabalho.

Assessoria de imprensa é um dos setores que compõe a comunicação de uma empresa. Não é o único, mas é fundamental seja em empresas grandes ou pequenas. Pessoas famosas e grandes executivos também tem assessores.

O que eu compartilhar aqui é com base no que eu estou aprendendo e no meu dia a dia. Não é verdade absoluta e pode variar, de empresa para empresa.

Antes de tudo, você precisa saber algumas coisas. Asssesor de imprensa NÃO É:  telefonista, secretária, recepcionista, cerimonialista, moça (o) do café.  Digo isso porque já ouvi muito que trabalho com essas coisas e não é verdade.

Quem pode trabalhar com isso? Pessoas formadas em jornalismo (a grande maioria), relações públicas e publicitários. Mas vamos ao que interessa:

 

O que faz um assessor de imprensa:

 

  1.  Escreve release

Essa é atividade básica de um assessor, uma de suas ferramentas de trabalho. Duvido que exista alguém que trabalha nessa área e nunca mandou um release (se tiver, me contem!).

O que é um release? Release é um texto jornalístico que serve como apoio para o trabalho da imprensa. É a famosa sugestão de pauta. O texto pode apresentar um novo produto, convidar para um evento, apresentar uma pesquisa, entre outros. É enviado para imprensa, influenciadores digitais e pessoas que trabalham comunicação.

Esse formato está com os dias contados, mas ainda é muito utilizado. No meu trabalho por exemplo, recebemos 70 releases por dia. E na maioria das vezes eles vão para o lixo eletrônico. Primeiro porque não dá tempo de ver tudo, segundo porque não se encaixa no padrão do veículo e terceiro, pelo simples fato de que não interessa.

 

         2. É a ponte entre o entrevistado e o repórter

Como o próprio nome já diz, é o assessor que está em contato com a imprensa. Ele fornece dados, envia fotos, esclarece dúvidas do repórter e marca as entrevistas. O mesmo funciona com o entrevistado. O assessor checa a disponibilidade do entrevistado, seu interesse em comentar tal assunto, como se portar perante ao repórter, e fornece informações para que o entrevistado possa comentar o tema.

 

3. Desenvolve Media Training  

Essa função não é realizada por todo assessor, mas os formados em jornalismo (que eu sabia) aprendem a desenvolver o media training.

O que é media training? É um programa de cursos e palestras desenvolvido pela assessoria para capacitar empresários, famosos, blogueiras, jogadores de futebol, enfim, pessoas que não trabalham com a comunicação a se relacionarem e se portarem perante a imprensa. Em geral quem ministra as aulas são jornalistas que trabalham veículos tradicionais como televisão e rádio.

 

4. Trabalha com clipping e mailing 

Aqui também depende de empresa para empresa. Geralmente esses serviços são terceirizados, mas como o assessor trabalha com eles, acaba aprendendo a fazer.

O que é clipping: É um relatório que apresenta o retorno de mídia de uma empresa. Por exemplo, o assessor envia os releases. A partir deles surgem os pedidos de entrevistas e consequentemente, as matérias. O clipping nada mais é do que essas matérias apresentadas em livro ou cd, com informações como: data de publicação, veículo, tamanho da matéria, valor, etc.

O que é mailing: É uma lista de emails com os contatos da imprensa. Geralmente não é só uma “lista”, é um documento. Ele vem separado por cidade, por veículo, editoria e jornalista. É necessário uma atualização constante, feita normalmente pelo assessor. É através do mailing que se envia os releases.

 

5. Realiza e trabalha em eventos 

Novamente, depende de onde você trabalha. Empresas grandes normalmente tem o setor de eventos. Mas quando isso não acontece, o assessor acaba trabalhando com isso.

O assessor é o cara que convoca a coletiva de imprensa, apresentação de um novo produto, premiações e outros eventos que a empresa demandar. Além de convocar, ele trabalha no evento, organizando a contato assessorado-imprensa

 

6. Desenvolve press-kit 

Sabe aquelas embalagens com amostras, produtos e brindes que normalmente as blogueiras recebem e mostram nos vídeos de recebidos? Quem faz tudo isso é o assessor de imprensa. Não sozinho claro, ele conta com a ajuda do pessoal do marketing, design e outras áreas para criar. Mas é ele que define quem vai receber e como vai.

 

7. Cuida das mídias sociais 

Sabe aquelas empresas legais nas redes sociais? Que são engraçadinhas, resolvem seus problemas e conversam com você. Tudo isso é realizado pelo assessor de imprensa.

Geralmente a pessoa responsável pelas mídias sociais é especializada nisso, com cursos ou pós graduação. Envolve muito planejamento, por isso requer pessoas especializadas.

 

8. Escreve matérias 

SIM! Assessor de imprensa escreve matérias, grava jornal e até programa de rádio. Sobretudo, porque antes de ser assessor, ele também é jornalista!

Nesse quisito, rola toda uma polêmica, porque que trabalha nos veículos de comunicação diz que assessor não é jornalista. Tudo isso porque jornalista precisa ser imparcial, e assessoria não é. Você defende e trabalha para uma empresa ou pessoa, então você toma um partido por assim dizer. Mas sabemos que os veículos também tomam partido e não mostram tudo o que tem que mostrar, então fica essa situação polêmica.

Então, o assessor escreve, entrevista, edita como qualquer outro jornalista.

   Requisitos para ser assessor de imprensa:

  • Ser comunicativo
  • Escrever um bom release
  • Conhecer os principais veículos da cidade, suas editorias e jornalistas
  • Ser formado

 

Espero que eu tenha conseguido esclarecer as dúvidas de vocês. Caso você ainda tenha alguma, me mande nos comentários e tentarei responder da melhor maneira possível :)

Caso você queria fazer jornalismo ou já faça jornalismo, espero que esse post te inspire a seguir uma área na comunicação não tão tradicional, porém muito legal!

Desculpem o post grande, procurei fazer de maneira mais completa possível. Vocês gostaram? Querem mais posts assim? Deixe nos comentários sua opinião.

 

Anúncios

2 comentários sobre “O que faz um assessor de imprensa?

    • Oi Sarah, tudo bem e você ? UHUUL, mais uma jornalista pro time! Aí menina, sempre tem esse dilema, as pessoas não sabem o que é um assessor e tiram conclusões erradas. É tão bom quando a gente se acha né? Comecei a ter cinema agorinha! Eu estou dividida entre jornalismo digital, assessoria de imprensa e jornalismo impresso. Quero ficar nesses nichos! Muito sucesso para você! Profissão linda <3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s