#GirlBoss – o livro da garota independente e empreendedora

IMG_4119

Estava morrendo de curiosidade para saber o que de tão encantador havia nesse livro, que a internet INTEIRA está comentando.

Dei uma passadinha na livraria, comprei e agora você confere a minha opinião sobre #GIRLBOSS

Não sei exatamente quando foi que isso aconteceu, talvez quando eu criei esse blog ou quando entrei na faculdade, comecei a me interessar empreendedorismo. Não, eu não quero abrir uma empresa, ou no meu caso um jornal? Mas fato é que o blog em si, já é uma empresa, ou um conjunto de serviços que devem ser pensados como uma.

Mas enfim, porque estou falando disso? Porque é sobre isso que o livro de hoje fala. Apesar disso, também acredito que você não precisa ter um blog ou abrir uma empresa para ler sobre empreendedorismo. Porque essa profissão ensina lições para todos os campos da nossa vida.

 

IMG_4122

 

SINOPSE

Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.

 

Antes de comprar esse livro, eu já havia falar da marca norte-americana Nasty Gal, mas eu não sabia absolutamente nada da sua história ou quem criou ela. Até que eu ouvi falar de GirlBoss. Foi quando eu pensei: PRECISO ler esse livro. E eu praticamente devorei ele.

Resumindo a história da Sophia em uma palavra: inspiradora. Ela e Nasty Gal são a prova de quando tudo dá errado, é por um motivo, por mais que você não entenda. A partir disso você aprende algo e decide como vai tocar a vida.

Acho que outro ponto importante da história é sobre o poder da internet. Acho que as blogueiras, os youtuberse e bom muita gente por ai mostram e já mostraram como essa ferramenta pode mudar a vida, se você souber como usá-lá. A Sophia, uma garota esquisita, que não tinha nada na vida, se tornou uma das maiores empresárias americanas.

Claro que além da internet, essa história fala do poder da mulher. Bem no comecinho do livro, a autora aborda assuntos como o feminismo. É de maneira bem rápida e sucinta mas acho a citação importantíssima: “Eu acredito que a melhor forma de honrar o passado e o futuro dos direitos das mulheres é botando a mão na massa. Em vez de ficar sentada, falando sobre como eu me importo, vou arrebentar e provar”. 

Sabe eu fiquei pensando, no tempo das nossas avós ou bisavós, uma conquista como essa seria praticamente impossível. A ideia em si, seria uma loucura. Mas a Sophia foi lá e vez, batalhou para aquilo dar certo e deu. MUITO certo.

12662467_1205667762794901_1831200300276963610_n

Sobre o livro de maneira geral: é uma mistura de biografia, autoajuda e empreendedorismo. O livro contém várias ilustrações bonitas,frases destacadas, e fotos do arquivo pessoal da Sophia.

Eu li o livro todo em menos de uma semana, mas voltei a ler novamente pra escrever esse post e também para anotar algumas frases que gostei. Assim, a versão brasileira tem alguns erros – bem óbvios – de tradução que me incomodaram um pouco. A diagramação também deixou um pouco a desejar, mas eu acho que pelo fato do livro ser essa mistura que eu comentei antes, o designer ficou perdido na hora de trabalhar, do tipo VOU DAR DESTAQUE NO QUE? Esse foi um dos motivos que me fizeram reler e marcar os meus próprios destaques.

Em alguns momentos, a Sophia dá MUITA ênfase a Nasty Gal. Você pensa, a ok, é livro de negócios. Mas dá uma impressão de nossa tudo é perfeito, que talvez não seja verdade.

 

Resumindo

  • Pontos positivos

Inspirações

Auto-ajuda feminina

Perfis de mulheres de sucesso

Dicas de empreendedorismo

Dicas para emprego (como criar seu currículo,agir numa entrevista, elaborar carta de apresentação)

Coisas para não se fazer na vida

 

  • Pontos Negativos

Diagramação

Exposição da marca

 

Curiosidades

GirlBoss não é apenas um livro, é uma plataforma digital. Ela é dividida numa fundação e também numa rádio online onde a Sophia entrevista mulheres de sucesso. Os podcasts estão disponíveis no Itunes. Para saber mais clique aqui

Na sexta-feira (5), a Sophia anunciou no Twitter que Girlboss vai virar UMA SÉRIE NO NETFLIX. Quem tá ansiosa o/o/o/ Olha só:

twitte

 

Nota 

Bom avaliando o livro, os pontos negativos e positivos, eu daria 8,5.

Então #ficaadica

Acho que vale a leitura, é um livro que ensina bastante e vale o investimento

Preço: R$ 35 

 

Gostou do post?

Me conta nos comentários o que você achou do livro ou qual livro está lendo no momento. Vou adorar saber ;)

PS: Desculpem o post grande, mas quando dou a opinião sobre alguma coisa não consigo ser muito sucinta hehehe

Anúncios

2 comentários sobre “#GirlBoss – o livro da garota independente e empreendedora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s