As relações humanas precisam ser respeitadas no meio virtual

1-elTzPiNjnJIuNnHSCumXXg
Foto: Talissa Kojuman

Desde que somos crianças ouvimos a frase “Você precisa respeitar as pessoas”, entretanto é o que mais falta dentro de todos nós.

Mas afinal, o que é Respeito?

A palavra pode significar várias coisas, mas quando é pensado em um ato de interação dentro da sociedade, ela pode significar“estima ou consideração por algo”. E ai está o erro, na maioria das situações estamos lidando com pessoas que não tem nenhum tipo de consideração por nós, sendo assim, porque elas teriam respeito?

Com a entrada das novas tecnologias e das redes sociais, isso é ainda mais desprezado dentro da sociedade. São inúmeros posts e comentários, em locais como esse, esquecendo o fato de que mesmo estando atrás de um computador, palavras tem o poder de machucar os outros e até mesmo influenciar em suas vidas que estão além do espaço virtual. Mas afinal, porque você iria respeitar alguém que não conhece, não é mesmo?

Além disso, quando falamos em respeito, automaticamente é pensado que isso está ligado inteiramente a opinião alheia, sobre isso entretanto exite também uma falta com relação as interações humanas.

Pensamos assim, do mesmo modo que as mulheres num geral não gostam de ouvir comentários na rua do tipo “que gostosa” quando estão passando, essas também não ficam felizes de ler isso em suas redes sociais, focando naquele nicho que acha isso falta de respeito, é claro.

Então refletimos em outra situação, quando um casal de namorados passeia pela rua, ambas partes não gostam que o parceiro(a) receba cantadas e elogios sugestivos em sua presença. Transferindo isso para o meio virtual, o mesmo que acontece no real, é repetido, de forma muito mais descarada e as pessoas que fazem essas frases sugestivas não acreditam que isso pode ser uma falta de respeito pelo fato de estarem em uma rede social. Mas porque não seria?

Facebook, twitter, intagram, blog, entre outras redes sociais, imprimem a vida editada de alguém, além da impressão que esse alguém quer que tenham dela, o mesmo ocorre em um bate papo com desconhecidos em um bar, em que o individuo compartilha parte de suas experiencias para gerar interesse em alguém.

O que torna, mesmo que isso seja imperceptível para alguns, as redes sociais reflexos das ações dos seres humanos. Sendo assim inviável a não aplicação dos conceitos que tanto aprendemos durante a vida, dentro do meio virtual.

Texto de Talissa Kojuman 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s