Aconteceu em CWB: Cobertura Festival de Teatro Curitiba 2015

tumblr_lmamfq9SX01qauqvmo1_500_large
Foto: Tumblr

Entre os dias 24 de março e 5 de abril, aconteceu o Festival de Teatro de Curitiba.  Esse festival é maior e mais importante do país.

Todos os anos, a minha faculdade realiza a cobertura desse evento, mobilizando grande parte dos alunos do curso de Jornalismo. Como esse já o segundo ano que eu participo, decidi compartilhar com vocês como é esse processo todo.

Cobertura: 

Antes mesmo de começar as apresentações, já estamos nos planejando, para tudo sair corretamente. Os alunos interessados se cadastram e selecionam quais dias da semana possuem disponibilidade para comparecer a peça e cobrir.

Depois de selecionados, nos recebemos uma planilha do Google Docs, com todas as datas das apresentações, locais e a gênero da peça.

As peças, geralmente possui de 2 a 3 dias de exibições dentro do Festival, porém nos só cobrimos as primeiras apresentações, pois assim dá tempo de produzir o material, editar e publicar para que as pessoas vejam e caso se interessem possam ir na próxima apresentação.

Após selecionar a peça, o aluno fica responsável pela cobertura, e caso não possa comparecer, precisa encontrar alguém para substitui-ló.

Credenciamento: 

2015-03-28 19.10.10
Foto: Thaynara Oliveira

Enfim, para podermos cobrir as peças e outros eventos em geral, precisamos solicitar o credenciamento. Afinal, se os jornalistas precisassem pagar para ir em todos os eventos, eles estariam falidos HEHEEHEHEH.

No Festival de Teatro não é diferente. Porém como vários veículos de comunicação da cidade pedem pelo credenciamento, a faculdade não consegue uma credencial para cada aluno, então fazemos o sistema de rodízio.

A gente só pega a credencial horas antes da peça e se compromete a devolver no mesmo dia, ou no máximo em 24 horas.

Pré – apresentação: 

Antes mesmo de irmos a peça, precisamos nos preparar e estudar tudo o que conseguirmos sobre ela, para não chegar perdido.

O Festival disponibiliza o catálogo gratuitamente, com todas as informações das peças. Com ele, a gente sabe qual é o gênero, o preço do ingresso, classificação e outras características mais importantes: nome dos atores, companhia que produz a peça, diretores e claro a sinopse.

A partir disso, elaboramos uma lista de perguntas para conseguir o conteúdo da matéria. Nem sempre isso é possível, pois a vezes as companhias não passam muitas informações justamente para gerar a curiosidade no espectador.

Na peça: 

YAAAAAY! Chegou o grande dia! Depois de muita preparação, é hora de colocar tudo em prática.

Nos normalmente chegamos uns 30 minutos antes, a fim de ver a movimentação do público, onde é o local da peça e claro não perder nem um momento dela.

Normalmente a entrevista com os atores/ diretores acontece no fim da peça mais isso pode variar. Apresentamos a credencial e entramos para assistir. A imprensa, geralmente não possui lugar marcado, mais isso também varia de teatro para teatro.

É fundamental levar bloquinho, caneta e câmera. No ano passado, eu fiquei HIPER MEGA preucupada com as fotos e não prestei a atenção que deveria na peça, e depois fiquei com dificuldade para escrever a matéria. Nesse ano, eu fiz justamente o contrário. O segredo é observar, sentir o público e claro anotar.

No fim do espetáculo, é necessário falar com alguém da produção da entrevista. Geralmente é bem tranquilo. Nessa hora em que ocorre a troca de contatos. Tem algumas companhias, que passam fotos e também um realese para ajudar na construção da matéria.

A gente também conversa com o público, embora não seja obrigado.

Pós – Apresentação: 

Depois da apresentação é onde tudo ganha vida. Temos 4 horas para produzir a matéria e enviar ao editor. É nessa hora onde reunimos tudo o que conseguimos; fotos, anotações, entrevistas etc.

Produzido o texto e finalizado, mandamos para os editores (geralmente alunos do 3/4 ano) e esperamos a publicação.

2015

Esse ano, como a minha vida tá uma loucura e estou com bem pouco tempo livre, eu só pude cobrir duas peças. Foram elas: Na Cidade das Andorinhas Parte I e Chapeuzinhos Coloridos.

Vejam algumas imagens de ambas as apresentações:

Chapeuzinhos Coloridos

Essa peça aconteceu na Praça Rui Barbosa, que fica bem no centro de Curitiba. Foi bem legal, porque o dia tava maravilhoso, algo bem raro aqui em Curitiba. E também eu sempre passo nessa praça e nunca percebi o quão linda ela é até esse dia.

A peça chapeuzinhos coloridos é baseada na história da Chapeuzinho Vermelho, porém ensina vários valores para as crianças no decorrer da apresentação

DSC_0125
Foto: Thaynara Oliveira
DSC_0092
Foto: Thaynara Oliveira

Na Cidade das Andorinhas Parte I 

A peça aconteceu dentro do teatro da Livrarias Cultura – minha favorita. Era um monologo, contando a loucura da personagem no sertão. O legal era que o público não podia sentar nas cadeiras do teatro, mas sim em troncos de madeiras colocados no palco.

_MG_3918.JPG
Foto: Divulgação/ Cia do Alfinete
_MG_3938.JPG
Divulgação/ Cia do Alfinete

Matérias: 

Quem quiser ler as minhas matérias e conferir o que aconteceu nessas duas peças, eu colocarei o link aqui embaixo. Uma coisa que eu esqueci de contar: a minha faculdade tem uma parceria com a Gazeta do Povo – o maior jornal do estado do Paraná – os alunos que produzem uma matéria boa, tem a publicação no jornal online.  E por um caso, a minha matéria foi uma dessas. Fiquei SUPEEEEEEEEEEEEER feliz quando isso aconteceu, porque as matérias precisam ser boas mesmo! Confiram o resultado:

http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/plateia-vai-ao-palco-em-peca-que-transita-entre-a-loucura-e-lucidez-f450xgt6015enlfdnymi2cw4a?ref=aba-ultimas

peça gazeta
Foto: Reprodução

http://www.redeteia.com/peca-baseada-em-conto-de-fadas-transmite-valores-ao-publico-infantil/

teia
Foto: Reprodução

É isso gente, espero que tenham gostado! Me desculpem o post grande, procurei fazer o mais completo possível! Vocês gostaram?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s