Onde estudar idiomas online e gratuitamente

idiomas-2
Imagem: Google

Bom que segue o blog, sabe que meu sonho é viajar o mundo. E bom, não dá para fazer isso sem falar uma segunda língua não é mesmo?

No fim de 2014, eu fiz um post falando sobre as minhas metas para esse ano (veja aqui) e uma delas era estudar uma nova língua. Por isso, decidi começar esse mês investindo nesse meta.

Como logo eu volto pra faculdade, e fazer um curso custa dinheiro e tempo, comecei a estudar pela internet mesmo. Hoje vou falar sobre onde eu estou estudando, e como está sendo.

Bussu

bussu
Imagem: Reprodução

Como eu já sei várias coisas em inglês, decidi começar uma língua totalmente nova, no caso árabe. Ai você se pergunta, mas porque árabe? Bom eu quero passar algum tempo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e lá a língua oficial é árabe – embora eles falam inglês fluente na maioria dos lugares, devido ao grande número de turistas- porém, me deu uma curiosidade de entender a língua deles, em si.

Foi ai que eu cheguei nesse site, o Bussu. Nele  é possível aprender uma grande variedade de idiomas, inclusive o bendito árabe. É uma plataforma bem legal. Na verdade parece uma rede social de idiomas. Você se cadastra com o Facebook, escolhe o idioma e começa a aprender. E o legal é que você pode fazer amigos e trocar mensagens com eles, para aprimorar o que você aprende nas aulas. E cada aluno tem o seu perfil, como numa rede social, assim você pode ver os amigos dele, saber de onde ele é, qual idioma fala e qual idioma está aprendendo.

bussu 2
Imagem: Reprodução

Eu ainda estou bem no comecinho do curso, porém já aprendi algumas coisas. E lá é possível começar do zero mesmo. Você aprende coisas básicas como dizer seu próprio nome, idade, nacionalidade, bom dia, boa tarde, essas coisas.

Eles trabalham bastante com o som, tanto que a primeira coisa que você aprende é como falar tal coisa e depois associa isso a uma imagem. Ainda não aprendi a escrever, o que provavelmente aconteça mais pra frente, já que é a parte mais difícil.

A única coisa chatinha, é a questão premium. Algumas coisas só estão disponíveis nessa opção, que no caso é paga.  Opções como aprender um segundo idioma ao mesmo tempo, ausência de publicidade, etc. Mas até agora isso não atrapalhou e creio que seja possível aprender legal, sem pagar.

Site: www.bussu.com

Duolingo

duolingo
Imagem: Reprodução

Como no Bussu eu não posso estudar duas línguas ao mesmo tempo sem pagar, decidi procurar outra plataforma, no caso o Duolingo, onde eu estou estudando inglês.

As duas no caso, são plataformas bem parecidas, mas essa tem alguns diferenciais. Aqui, depois de cadastrado e de escolhido o idioma, você pode fazer um teste de nivelamento, para definir seu nível. Ou começar do zero mesmo. Além disso, você escolhe a quantidade de conteúdo que pode estudar por dia. Por exemplo, se você só pode fazer 10 lições por dia, tudo bem.

Conforme você faz as tarefas, vai acertando e passando de nível, você vai ganhando moedinhas, para usar na loja.

duolingo 2
Imagem: Reprodução

Além de trabalhar com o vocabulário e imagens, o Duolingo gosta de interagir com você. Assim que você aprende uma expressão, você precisa repeti – lá (com o microfone do computador) e ele confere para ver se você está pronunciando corretamente, o que ajuda no aprendizado. Aqui também é possível ter amigos, como numa rede social.

Site: www.duolingo.com

Enfim, é isso gente. É assim que eu venho estudando e colocando minha meta para esse ano em pratica. Quero estudar bastante essas línguas e quem sabe até começar uma nova. Quem sabe? Para aprender, basta procurar, pois existem muitas opções gratuitas como essa!

Não desista do seu sonho, faça ele acontecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s