Primeiro mês de vida universitária

2014-02-06 17.15.20

Olá pessoas, como vocês estão? Bom num dos últimos post eu comentei que falaria sobre a faculdade e aqui estamos nós. Já vão fazer dois meses já, e devem ter visto que eu estou meio atrasada… Então decidi tratar do assunto antes que eu esqueça o assuntos mais legais e caia na rotina.

Pra começar vocês sabem como eu falei horrores ano passado sobre o vestibular e quanto eu queria fazer jornalismo certo? Agora finalmente aconteceu. Sou caloura do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, umas das maiores universidades privadas do país, onde eu sonho estudar sei lá, desde os 7 anos

2014-02-18 14.13.20

Essa ai, como vocês podem ver é minha carteirinha (sem foto, graças a deus!! – assim eu não estrago ela com uma cara horrível)

Uma das principais palavras que definem faculdade pra mim é a LIBERDADE. Em todos os sentidos imagináveis. Aqui diferente do ensino médio, nada vem na sua mão. Se você não corre atrás das coisas e principalmente de informações, sobreviver é quase impossível. O segredo é deixar a timidez de lado e perguntar mesmo, por mais bobo que pareça

Por ter vindo de um colégio católico, talvez o impacto pra mim seja maior. Afinal na faculdade, você usa a roupa que quer, chega e sai a hora que quer, se torna que você quer.

Mais junto com a liberdade, vem o RESPEITO. Na sala você pode usar o celular, o tablet, sair quando quiser, mais tudo tem a ver com o respeito com o professor ou a pessoa que está ali. Ninguém vai pedir, mas você precisa se tocar né?

2014-02-06 17.08.14

Esse é o bloco azul, talvez um dos mais frequentados, por ter a secretária. Mas enfim é o bloco de jornalismo *-*

Outra questão que eu percebi na faculdade, é o modo como eles ensinam. Aqui tudo é mais “calmo”, sem a correria do ensino médio. O objetivo é aprender e não decorar. A grande maioria dos alunos está no curso por livre espontânea vontade, então o interesse em aprender é maior. Aqui lemos MUITO, faculdade pra quem detesta ler é praticamente impossível. Outro ponto importante é o foco que eles dão para trabalhos. Provas são quase inexistentes, acontecem uma vez ou outra. Já os trabalhos acontecem quase toda semana, geralmente em grupos, talvez pra estimular a comunicação e o trabalho em equipe

2014-02-25 14.45.51

Apesar de todos os trabalhos, o esforço sempre é recompensado. Pelo menos em jornalismo, os alunos vão pra rua e tem um contato com a profissão desde as primeiras semanas de curso. Logo Logo eu irei participar de eventos como o Festival de Teatro, Country Festival, cobrindo para com credenciais imprensa (UHUUUL), como um jornalista profissional. Sem falar a questão de infraestrutura que se tem aqui,que permite viver o dia a dia da profissão dentro da própria universidade.

2014-02-06 15.49.11

Devo admitir que nem tudo são flores. Tem dias em que eu saio da aula pensando nossa, que fantástico, eu quero fazer isso pra resto da vida, realmente amo isso. Porém tem outros dias em que rola um sentimento de desespero do tipo, o que eu estou fazendo aqui? Vou trancar a matricula essa semana mesmo.
São sentimentos bem recorrentes, mais que no fim são recompensados. O segredo é SEMPRE ir em busca da profissão que você ama e se sente bem em fazer. Dinheiro é importante, é claro que sim,mas é uma consequência.

2014-02-06 17.06.45

Em relação as pessoas também é bem diferente, tem de todos os tipos e idades. No turno da noite prevalece pessoas que já fizeram outras faculdades e que trabalham durante o dia, sendo naturalmente mais velhas. No turno da manhã, os alunos são mais novos, recém – chegados do ensino médio e sustentados pelos país. A convivência se ajeita com o tempo. Mais as amizades que mais prevalecem ainda são as do colégio.

Por enquanto é isso gente, logo vocês vão me ver falando mais sobre jornalismo (claro) mas enfim é mundo diferente, fantástico, que todos deveriam ter a oportunidade de experimentar e onde só os fortes sobrevivem!
Até o próximo post,
Beijos

Ps. Jornalismo é a profissão MAIS sensacional do mundo! Só AMO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s