Thanksgiving, Black Friday e 13º Salário

black friday 2

Olá pessoas! Como vocês estão? Eu estou ótima e justamente na data de hoje eu não podia deixar passar em branco (ou preto hahaha, tá parei) e tinha que falar sobre a BLACK FRIDAY!!!
Então antes que vocês reclamem eu não vim aqui dar nem uma dica de uma loja X ou uma loja Y que deu um desconto GIGANTE e vocês precisam ir lá correndo comprar. NADA DISSO
Eu vim aqui expressar a minha certa “indignação” e explicar a verdadeira origem da Black Friday e do Thanksgiving

images (2)

Pra entender tudo vamos começar pelo Thanksgiving:
Thanksgiving Day ou para nós Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado no Canadá e nos Estados Unidos para agradecer a Deus, bons acontecimentos ocorridos durante o ano e principalmente a boa colheita.
Tudo começou no ano de 1621 quando os colonizadores vindos da Inglaterra celebraram a colheita recebida numa colônia conhecida como Plymouth. Nesse “evento” cerca de 90 índios nativos chamados Wampanoag participaram junto aos colonizadores. Esses que, tinham muito a agradecer,depois da morte da metade de seu povo num rigoroso inverno. Sem os índios todos eles estariam mortos.
Depois desse período, o “evento” virou tradição sendo comemorado até os dias atuais. No Canadá é celebrado na segunda-feira da segunda semana de outubro.
E nos Estados Unidos é celebrado na quarta semana de novembro, agradecendo não só a colheita, mais ao estabelecimento de suas colônias

images (1)

download (1)

 

 

 

 

 

 

Agora sim a Black Friday:
A Black Friday ou (Sexta Preta) surgiu na Filadélfia nos anos 60. Inicialmente teve esse nome para definir o caos que se tornavam as cidades após o feriado de Thanksgiving,com enormes congestionamentos dado o inicio das compras do Natal. E também foi associado a crise financeira que atingiu os Estados Unidos no ano de 1869.
Atualmente é o dia em que as lojas abrem cerca de 4 horas antes com descontos incríveis que a população normalmente espera o ano todo.

download (3)

images (3)

 

 

 

 

 

 

No Brasil:
O conceito de Black Friday chegou aqui no país no ano de 2010, que aconteceu dia 26 de novembro,onde apenas 50 lojas online participaram. A ideia deu “tão certo” que nos anos seguintes lojas físicas começaram a aderir a ideia.

Na minha visão:
O Brasil basicamente copia TUDO o que rola nos Estados Unidos. E como a associação do comércio não é boba nem nada decidiram trazer esse conceito para cá. Alguns motivos:

1) A primeira parcela de 13º salário, dos trabalhadores que tem carteira assinada, é entregue normalmente no dia 29 de novembro, mais conhecido como HOJE ou por coincidência na Black Friday americana
2)Com a proximidade do Natal nada melhor do que um empurrãozinho para crescer os gastos e também a economia

E como o brasileiro é bobo, ou no caso alienado, cai feito um patinho,gastando mais do que ganhou e se duvidar começando o ano seguinte com dividas e não por meramente conhecer o verdadeiro significado da Black Friday.Sem falar que os descontos aqui no país normalmente são menores e muitas vezes maquiados. De maneira que você paga hoje o preço do produto igual a ontem achando que ganhou um BIG desconto.

A questão é,realmente tem algumas lojas que dão sim descontos nessa data,mais é preciso ficar atento. Eu particularmente não confio muito ou no caso não compro na Black Friday Brasileira. Isso só quando o último lançamento do Iphone sair por uns R$999,00. Até lá,boas compras pra você. Se for enganado ou ficar endividado não diga que eu não avisei.

Beijinhos, até pessoas

Anúncios

3 comentários sobre “Thanksgiving, Black Friday e 13º Salário

  1. Gostaria de fazer dois levantamentos em relação ao seu texto. Primeiro em “O Brasil basicamente copia TUDO o que rola nos Estados Unidos.”, você já ouviu MPB? Grandes mestres brasileiros. Conhece nossa cultura? Acho que não. Segundo “E como o brasileiro é bobo, ou no caso alienado (…)”, saiba que você se inclui automaticamente nessa generalização. Vamos generalizar menos e pesquisar mais? Para seu futuro como repórter isso será essencial, uma vez, que jamais devemos tornar OPINIÕES PESSOAIS em leis ;)

    • Olá Jhessica,tudo bem? Primeiramente obrigada por compartilhar sua opinião, isso é realmente muito importante.
      Então no post quando eu disse o Brasil copia tudo do Estados Unidos,isso foi pra mostrar que a grande maioria das pessoas (não necessariamente todas) não valoriza de fato a nossa cultura, seja ela com suas características boas e ruins,e assume outra para si, no sentido de consumir música, marcas,produtos e símbolos de um país que não é o nosso e realmente ter orgulho disso.O que gera essa cultura de massa que nos é apresentada e pouco a pouco perdemos essa noção do que é nosso.E em relação ao Mpb que você mencionou, eu realmente não conheço muito a respeito e não tenho o costume de “consumir” desse tipo musical. O que não me torna menos ou mais brasileira,eu só escuto bandas/cantores nacionais diferentes,porém não tenho nada contra quem curte, o que não também não me impede de conhecer. E quando eu digo brasileiro bobo ou alienado é que por meio dessa cultura de massa e pelo modo como a mídia traz as informações para a gente,a sociedade em si não vai procurar outra fonte, outro veiculo pra averiguar se o que foi apresentado realmente coincide com a verdade dos fatos. E com isso acha “incrível” ocasiões como essa e não conhece sua origem ou significado
      E pode deixar que eu pretendo pesquisar mais a fundo assuntos com o qual eu virei a tratar e procurarei não generalizar. E considerando que isso é um blog, consequentemente trará o meu ponto de vista, que não necessariamente será o correto ou virá uma lei a ser seguida. O que eu pretendo aqui é trazer as coisas de uma maneira diferente e questionar os fatos que são apresentados.
      Mais uma vez obrigada pelo comentário e pelos conselhos
      Com carinho,
      Thaynara Oliveira

    • Queria de fazer alguns levantamentos sobre SEU texto Jhessica! Primeiro : isto é um blog, um blog é feito por pessoas que querem mostrar SUAS opiniões. Já ouviu falar em liberdade de expressão ? Acho q nao ! Segundo : nao acho q isso seja falta de pesquisa sobe cultura, ou sobre particularidades do Brasil, temos direitos de escrever o que bem entendemos, isso é umas das poucas coisas que ainda nao nos foram privadas. Terceiro : ninguém tem o direito de retrucar a opinião de alguém, por isso se chama opinião, é algo da pessoa; estou retrucando porque há várias falhas no que você chama de certo. E quarto e nao menos importante : em suas palavras “vamos generalizar menos e pesquisar mais” você também esta generalizando, pesquise se muitas pessoas te apoiam antes de falar, pq acredito que assim como à apoiarão, outros apoiarão a opinião da blogueira. Entao se alguém precisa pesquisar um pouco mais aqui, esse alguém é você! Pesquise um pouco mais sobre liberdade, e sobre blogs…. Peço desculpas a blogueira se causei algo de ruim ao blog, mas como alguns acham que podem dar lições de moral sobre a opinião de outros, também me achei no direito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s